top of page

Conectividade Rural no Brasil: Desafio de inclusão – Enfoques e Perspectivas

No último dia 17 de dezembro, o Grupo de Políticas Públicas participou do Webinar Conectividade Rural no Brasil: desafio de inclusão – enfoques e perspectivas'', uma iniciativa do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e que contou com representantes do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Microsoft - América Latina e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP).


Neste evento, o GPP - representado pelo coordenador de análise territorial Alberto Barretto, apresentou o estudo “Análise da Conectividade no Meio Rural – estimativa do número e local de antenas para aumentar a conectividade rural via telefonia móvel no Brasil. Esse estudo teve origem a partir de demanda do MAPA de analisar espacialmente o contexto da disponibilidade de conectividade (acesso à internet) no meio rural, visando ampliar o acesso dos produtores às inovações tecnológicas e promover a integração das diversas instituições que atuam para fomentar o desenvolvimento rural.


Entre os aspectos levantados por Alberto Barretto estão que “Dos cinco milhões de estabelecimentos agropecuários do país, três milhões, ou seja, 60%, tendem à perda da produtividade. São aqueles com renda de menos de R $25 mil reais por ano. No outro extremo, 1% está inserido na dinâmica global, com ganhos de produtividade, aumento de escala e incorporação de tecnologia de última geração”. Além disso, segundo Barreto o diagnóstico revela que 46% dos pequenos estabelecimentos agropecuários têm sinal de 3G e 39% de 4G. No caso dos empreendimentos médios, o sinal de 3G e 4G alcançam 44% e 34%, respectivamente e no caso dos grandes empreendimentos, 39% e 27%. O sinal, porém, é de média qualidade.


Para conhecer nosso estudo acesse o resumo executivo no pdf anexo.



Resumo_executivo_conectividade_rural_GPP_USP_ESALQ_2020
.pdf
Download PDF • 3.95MB





bottom of page