Acerca de

GPP 50.JPG

Avaliação do Programa Cozinhas Comunitárias

(2008) A pesquisa, demandada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), foi realizada com os objetivos de mapear as unidades de cozinhas comunitárias (CCs) existentes, caracterizar a modalidade de implantação, identificar possíveis articulações com outros Programas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), avaliar o grau de adesão da comunidade e o perfil e satisfação dos usuários e sugerir recomendações para a melhoria do Programa. 

 

O delineamento do estudo foi quali-quantitativo, com a utilização de diversas ferramentas de investigação para atender aos objetivos propostos e aos direcionamentos requeridos pela equipe técnica do MDS. Foram levantadas informações de funcionamento do Programa junto aos gestores municipais, responsáveis pelas cozinhas e usuários, além de verificar a estrutura de funcionamento das cozinhas comunitárias. 

 

O trabalho abrangeu 242 municípios. Estas unidades foram devidamente categorizadas, sendo ainda realizada uma avaliação das refeições oferecidas, do seu custo efetividade, da gestão e percepção do programa, da estrutura de funcionamento, da caracterização dos usuários e da sua análise de satisfação. Com base nesse amplo levantamento foi exarado um conjunto de recomendações. A articulação com outros programas foi um dos pontos importantes das CCs. A articulação com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) mostrou-se importante nesta pesquisa, pois resolve a dificuldade enfrentada por muitos municípios em disponibilizar o recurso financeiro de custeio.

 

Link Relacionado: Revista caderno 13

carderno1.jpg