Acerca de

Avaliação de impacto da certificação em empreendimentos de florestas plantadas

(2009) Esta pesquisa, desenvolvida junto ao Instituto de Manejo Florestal e Agrícola (Imaflora), visou avaliar o impacto da certificação socioambiental Forest Stewardship Council (FSC) em empreendimentos florestais. Foram pesquisados na região Sul do país 14 empreendimentos. As fontes de dados utilizadas no estudo foram observações de campo e questionários estruturados, sendo aplicados mais de 340 entrevistas com diversos atores (proprietários, trabalhadores próprios e terceirizados, empreiteiros, clientes, sindicatos e associações comunitárias).

 

As observações de campo envolveram a visita em Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal, áreas de produção e infraestrutura dos empreendimentos (moradias, alojamentos, meios de transporte, estradas, entre outros).  Os principais dados socioambientais coletados foram relativos à preservação da vegetação nativa, conservação dos recursos hídricos, manejo de resíduos, segurança e condições de trabalho e capacitação.

 

A pesquisa demonstrou que a certificação florestal FSC resultou em contribuições socioambientais importantes em empresas florestais nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os impactos positivos estão relacionados a todos os aspectos socioambientais avaliados: saúde e segurança do trabalhador, capacitação, uso de agrotóxicos, preservação dos recursos naturais, manejo florestal e relacionamento com a comunidade. 

 

Link Relacionado: Certificação Florestas Plantadas

Link Relacionado: Certificação Florestas Plantadas - 2

Link Relacionado: Certificação Florestal no Brasil

Link Relacionado: Certificação Florestas Plantadas - 3

certificar_edited.jpg