top of page

Agricultura familiar é desafio da próxima legislatura, avalia pesquisador do GPP na Rádio Câmara


Em entrevista ao programa Painel Eletrônico, da Rádio Câmara, o pesquisador do GPP/Esalq Sérgio Paganini avaliou o papel do Congresso Nacional em relação às políticas voltadas ao setor rural brasileiro. Em sua análise, embora o apoio ao desenvolvimento do agronegócio seja bastante efetivo, com políticas públicas consolidadas, como o Plano Safra e um amplo sistema de crédito, ainda há muito a se avançar em relação a políticas voltadas à agricultura familiar.


“A agricultura familiar normalmente está ligada ao abastecimento dos mercados locais, ao suprimento de alimentos importantes para uma alimentação saudável, a tradições e a hábitos de consumo locais. Esse conjunto de elementos asseguram que você tenha maior segurança alimentar e ajuda a diminuir a questão da fome”, afirma.


Entre os desafios a serem enfrentados pela próxima legislatura, Paganini aponta também a necessidade de avanço de uma produção mais sustentável, em consonância com o desenvolvimento tecnológico testemunhado nas últimas décadas. Além disso, o pesquisador considera que o alcance da assistência técnica aos pequenos produtores deve ser mais amplo. “Levar conhecimento e difundir tecnologias para o campo é de fundamental importância”, defende.


Ouça a entrevista na íntegra, no Spotify ou diretamente no site da Câmara dos Deputados.


bottom of page