top of page

Caminhos para a pecuária são tema de estudo de CEPAL e GPP

Atualizado: 2 de out. de 2023


“Caminhos possíveis para a pecuária brasileira” é a mais recente publicação da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). O livro, coordenado pelo pesquisador do GPP Alberto Giaroli de Oliveira Pereira Barretto, é fruto de parceria da Unidade de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável da CEPAL com o GPP.


Para a CEPAL, é necessário estruturar uma nova narrativa de oportunidades para a promoção da sustentabilidade, mitigação e adaptação às mudanças climáticas no âmbito da América Latina e Caribe. Nesse sentido, uma das saídas para a recuperação econômica é a concentração de esforços em setores de baixo carbono, que simultaneamente criam empregos e resiliência ambiental, fortalecendo a capacidade humana de gerar prosperidade.


Com a dupla responsabilidade de encontrar caminhos de recuperação econômica de baixo carbono e de colaborar com uma visão regional de agricultura e pecuária regenerativas, a publicação busca, de forma objetiva, apresentar caminhos possíveis para a pecuária brasileira, especialmente a bovinocultura de corte, atividade que requer, com urgência, a elaboração de políticas inclusivas e de baixo carbono.


A pecuária é um setor estratégico do país, está presente em todo o território, ocupa de duas a três vezes mais espaço que a agricultura e é a principal atividade de metade dos estabelecimentos rurais. Tem forte impacto social – cerca de 50 milhões de cabeças estão em estabelecimentos da agricultura familiar – e ambiental, devido à emissão de gases de efeito estufa de forma direta (fermentação entérica) e indireta (desmatamento).


Aliado a isso, o Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina, contando com um rebanho de 172 milhões de cabeças distribuídas em mais de 2,5 milhões de estabelecimentos rurais (IBGE, 2017). E a tendência é de aumento das exportações, tendo em vista a maior demanda mundial por carne bovina e a estagnação de outros países na exportação do produto.


Considerando este cenário, a publicação “Caminhos possíveis para a pecuária brasileira” busca contribuir na construção de alternativas rumo a processos produtivos inovadores, inclusivos, com maior resiliência e de baixo carbono. O material apresenta, ainda, recomendações, expressas no território, para a elaboração de políticas públicas e de governança para o setor, traduzidas em um roadmap com sete rotas para a transição para uma pecuária mais sustentável, respeitando as especificidades de cada região do país.


As informações traduzidas neste material originam-se do estudo “Alternativas para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável de baixo carbono no Brasil”, que contou com pesquisadores do GPP e, para a modelagem econômica, da Agroícone. A elaboração desse estudo está inserida no projeto “Coordination, Coherence and Effectiveness for Implementing the Environmental Dimension of the 2030 Agenda in Latin America and the Caribbean” e sua publicação contou com o apoio do projeto “Paisajes Futuros”, da CEPAL.




bottom of page