top of page

Na Tailândia, GPP apresenta os impactos do Plano ABC+ até 2030



O Grupo de Políticas Públicas (GPP) teve o privilégio de participar do TEEB AgriFood Global Symposium realizado em Bangkok, Tailândia. No evento, que ocorreu entre os dias 7 e 9 de novembro, o GPP apresentou uma avaliação abrangente do impacto do Plano ABC+ 2020-2030. A pesquisa destacou o potencial de recuperação de 30 milhões de hectares de pastagens degradadas ou em degradação. Esta recuperação não só potencializa crescimento econômico e rendimento substanciais, mas também contribui para evitar o desmatamento e a erosão, além de melhorar a paisagem – conquistas alcançadas sem aumento nas emissões de gases de efeito estufa.


No entanto, as conclusões lançam luz sobre potenciais trade-offs, tais como o possível deslocamento de mão-de-obra na pecuária devido à substituição de capital. A pesquisa também identificou o risco de aumento do desmatamento em regiões específicas e a probabilidade de aumento das emissões de gases de efeito estufa se a fixação de carbono orgânico no solo não for considerada na equação. Portanto, existe uma necessidade crítica de estratégias abrangentes para garantir a implementação eficaz do Plano ABC+ nos próximos anos. Isso inclui reforçar a cobertura da assistência técnica, facilitar o acesso ao crédito rural, apoiar os trabalhadores pouco qualificados e os pequenos agricultores e estabelecer uma governança robusta e políticas públicas integradas.


A expectativa é que este estudo sirva de modelo para ações públicas baseadas em evidências. Ao preencher a lacuna entre a pesquisa e a implementação prática, o GPP visa orientar o Brasil em direção a uma trajetória de agricultura inteligente em termos climáticos.


Além da apresentação e debate do estudo, a participação do GPP no TEEB AgriFood Global Symposium foi uma oportunidade única e enriquecedora, que proporcionou a troca de ideias e o aprofundamento no impacto da iniciativa TEEB em diversos cenários, incluindo Tailândia, China, Índia, Indonésia, Malásia e México.


bottom of page