top of page

GPP estuda impacto da recuperação de pastagens degradadas em parceria com PNUMA


Bois no pasto

O GPP está conduzindo um estudo para avaliar os potenciais impactos socioeconômicos e ambientais da recuperação de 30 milhões de hectares de pastagens degradadas do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura no Brasil (Plano ABC+) – meta para o período 2020-2030.


A iniciativa é realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no âmbito do Projeto TEEB Agricultura & Alimentos (TEEBAgriFood). O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), executor do Plano ABC+, é parceiro na condução do projeto no Brasil.


A pesquisa utiliza modelagem econômica e espacial integrada para avaliar diversos efeitos da recuperação de pastagens degradadas (RPD), tais como mudanças na produção agropecuária, na renda das famílias, no Produto Interno Bruto (PIB), na geração de emprego, no preço e no consumo dos alimentos, nas exportações/importações, no uso da terra, nas emissões de gases de efeito estufa, na erosão do solo e na conservação de habitats naturais. O estudo conta com o apoio de dois comitês, técnico e diretivo, compostos por atores relevantes (especialistas, sociedade civil e gestores públicos) para a concepção e implementação do Plano ABC+ . Os comitês desempenham um papel importante na revisão e aprimoramento de métodos e fontes de dados, bem como na discussão dos resultados.


Para contribuir com o aprimoramento do Plano ABC+ e a promoção da sustentabilidade da produção agropecuária e conservação ambiental no Brasil, o estudo prevê estratégias para ampla disseminação dos resultados. Entre elas estão a publicação de relatório executivo, a disponibilização em plataforma digital de mapas e dados acessíveis e a realização de eventos para a apresentação e debate dos resultados com atores locais.


Nesse sentido, a iniciativa promove o “Workshop Impactos da Recuperação de Pastagens Degradadas” no estado do Pará, em Belém no dia 1º/08 e em Marabá no dia 02/08; e no estado do Mato Grosso, em Cuiabá no dia 1º/08 e em Sinop no dia 02/08. Nos eventos serão apresentados e discutidos os resultados obtidos para o Brasil, com enfoque para as duas regiões. Serão também realizadas no dia 03/08 visitas a unidades demonstrativas e propriedades rurais que adotam a tecnologia RPD e ILP, bem como a áreas de pastagens degradadas.


Veja a programação dos eventos:




bottom of page